Benefícios da massagem no pós-treino

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Depois de um treino que implique em um intenso esforço físico ocorre um grande fluxo sanguíneo durante os movimentos que conduzem além de nutrientes, outras substâncias químicas, inclusive toxinas. No final do período de esforço as fibras musculares podem estar em estado de fadiga e carregadas dessas substâncias. Entre essas substâncias, temos o ácido lático, que se acumula na musculatura, e ocasiona as dores musculares e cãibras.

Fazer uma massagem após o treino aumenta em até 60% a regeneração muscular, prevenindo lesões e diminuindo as inflamações do tecido muscular. A massagem relaxante terá a função de melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, melhorar a nutrição e a oxigenação do tecido, além de ajudar o corpo no processo de eliminação de resíduos metabólicos.

Com a massagem nosso corpo elimina mais rapidamente do ácido lático e diminui consideravelmente as dores e desconfortos que ocorrem após um treino intenso. Como consequência acelera o processo de recuperação muscular, potencializando assim, os resultados. Uma vez que, você consegue se livrar das dores e desconforto mais rápido, mais rapidamente também, estará pronto para outra sessão de treinos dando o seu máximo. Sendo assim, os resultados serão potencializados e aparecerão mais rapidamente.

Para o bom desempenho nos treinos e nas competições, o esportista precisa fazer a manutenção e a preservação da integridade da musculatura através de alimentação adequada, sono reparador, acompanhamento médico, relaxamentos, e massagens. Por sua vez, a massagem é uma das melhores maneiras de eliminar dores musculares, sendo um tratamento natural e praticamente sem contraindicações ou efeitos colaterais.

Entre os benefícios da massagem, temos:

  • Diminuição da probabilidade de lesões
  • Melhora da amplitude de movimentos articulares, promovendo maior flexibilidade.
  • Reduz a frequência de espasmos e câimbras musculares.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, inclusive o cérebro, aumentando o foco e a concentração.
  • É relaxante e ajuda o atleta ou praticante de exercícios a descansar mais profundamente após o treino.